Monthly Archives: maio 2012

Propriedades do Som – generalidades

Música: é a arte do som.

Propriedades do som: duração, intensidade, altura e timbre.

Duração: é o tempo de produção do som. Representada pela figura da nota e pelo andamento.

Intensidade: é a propriedade do som ser mais fraco ou mais forte. Representada pelos sinais da dinâmica.

Altura: é a propriedade do som ser mais grave ou mais agudo. Representada pela posição da nota no pentagrama e pela clave.

Timbre: é a qualidade do som que permite reconhecer a sua origem. Representada pela indicação da voz ou do instrumento que deve executar a música.

Trecho extraído do capítulo 1 do livro “Compendio de Teoria Elementar da Música” de Osvaldo Lacerda.

Aspas simples e aspas duplas

Existe uma diferença básica entre aspas simples e aspas duplas.

Aspas simples

 Com aspas simples, você têm uma string realmente como ela foi declarada, independente de qualquer caracter especial (com exceção do caracter de escape – \). Se você deseja inserir uma aspa simples dentro de uma string declarada com a mesma, deve, então, “escapá-la”.


<?php

print 'Preciso beber um copo d\'água';

// Imprime: Preciso beber um copo d'água

?>

Aspas duplas

Aspas duplas são exatamente iguais as aspas simples, exceto no quesito da interpretação e da velocidade. As aspas duplas interpretam qualquer variável, matriz (quando estiver entre {}) e comandos de texto (\n (quebra de linha), \t (tabulação), \r (retorno de carro). Como o interpretador tem que percorrer toda a string em busca de variáveis, matriz e comandos de texto, a impressão de uma string declarada com aspas duplas pode ser um pouco mais demorada que a de aspas simples.


<?php

$variavel = 'uma frase';
print "Esta é $variavel bem simples";

// Imprime: Esta é uma frase bem simples

?>

Trecho extraído do site: http://pt.wikibooks.org/wiki/Curso_de_PHP/Comandos/Strings

Quem criou o HTML ?

O HTML (Hyper Text Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto) foi criado em 1991, por Tim Berners-Lee, no CERN (European Council for Nuclear Research) na suíça.

Inicialmente o HTML foi projetado para interligar instituições de pesquisa próximas, e compartilhar documentos com facilidade.

Em 1992, foi liberada a biblioteca de desenvolvimento WWW ( World Wide Web), uma rede de alcance mundial, que junto com o HTML proporcionou o uso em escala mundial da WEB.

Trecho extraído do site http://www.infoescola.com/informatica/html/